-
Arquitetos: TRAANSPACE
- Área: 630 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Tejas Shah Photography
-
Fabricantes: Akanksha Aluminum, American Standard, Auliso, Grohe, Mitsubishi
Descrição enviada pela equipe de projeto. Embora estivéssemos sintonizados com a construção de casas, projetar um lugar que parece um refúgio para finais de semana nos obrigou a repensar o próprio conceito de lar. Localizada em um condomínio fechado típico, com uma densa malha urbana, a Casa das Paredes de Concreto é uma resposta a esse briefing bastante incomum. Buscando estar constantemente em diálogo com o exterior, a casa cria uma experiência de viver em meio à serenidade da natureza.
Conceito de projeto - Começamos reimaginando a ideia de viver, afastando-nos do formato de casa convencional. Enquanto criar espaços que estabelecem uma conexão perfeita entre o interior e o exterior era fundamental, era igualmente importante ancorá-los juntos. Isso levou ao conceito das duas paredes de concreto aparente que são posicionadas ortogonalmente uma à outra. Afirmando sua forte presença, as paredes também guiam o layout da casa. O efeito ondulado criado na superfície confere um caráter suave a uma aparência sólida. Inserida ousadamente, a casa é concebida como uma estrutura linear com um nível superior recuado generosamente e aberto para o jardim frontal. Para acentuar a conexão com o exterior e criar uma sensação de aconchego nos espaços internos, a casa é pontuada por grandes aberturas e claraboias, todas proporcionando um jogo de luz e sombra nos interiores.
Organização espacial - O recuo profundo na lateral voltada para o norte atua como o jardim principal e estacionamento, com uma escadaria quase cerimonial flanqueada por paredes de concreto de ambos os lados que guiam o usuário para dentro da casa. A grande abertura de vidro ao lado da porta principal e a claraboia inundam o hall de entrada com luz natural. Enquanto de um lado da entrada está a sala de estar formal abrindo-se para um pequeno deck no jardim, a sala de estar da família do outro lado se abre para o jardim principal e um espaçoso deck. Com suas portas envidraçadas do piso ao teto, ela enquadra perfeitamente a vista do jardim e do recorte circular no teto que acomoda uma árvore marcante. Ocultos na extremidade sudoeste da casa estão os quartos de hóspedes e dos pais, ambos desfrutando de um espaço externo com vegetação.
O corredor central, o qual permite a circulação ao redor da casa, leva o usuário ao pátio que é iluminado pela grande claraboia circular e pela parede envidraçada. O balcão de concreto no espaço do café, no centro do pátio, foi projetado sob medida para o cliente que é um conhecedor dessa bebida. Aqui, tem-se uma vista desobstruída da sala de estar e do jardim. Com perfurações criadas na parede de concreto, o pátio, juntamente com a área de jantar, a sala de estar, o deck e o jardim, torna-se um ambiente contínuo.
A escada de concreto flutuante com um corrimão elegante ao longo da parede no pátio leva ao nível superior. Ela acomoda os dois quartos das crianças com camas embutidas, um quarto principal e uma academia, todos conectados a um terraço que tem vista para o jardim abaixo. Para continuar a linguagem dos recortes e trazer a luz, o quarto principal possui uma longa claraboia na sua parede oeste com um banco embutido sob ela. Os três banheiros também são animados ao longo do dia pela luz que entra pelas claraboias.
Luz como elemento - O que é um espaço sem luz? Somente através de sua interação podemos realmente experimentar a arquitetura. A luz é uma característica importante da casa e desempenha um papel fundamental na forma como se experimenta o espaço. Criamos diferentes maneiras de trazer a luz, seja através das claraboias, das portas de vidro ou do pátio. Ela transforma os espaços internos ao longo do dia e das estações de uma maneira que quase eleva a experiência do usuário. Quando a luz incide sobre as paredes de concreto, elas começam a se desvendar de maneira quase poética.
Paleta de materiais e móveis - A paleta cinza neutra da casa que forma as paredes, teto e piso faz com que ela surja como um espaço homogêneo. Para deixar o espaço falar por si mesmo, mantivemos intencionalmente o interior minimalista e despojado. Para continuar essa linguagem, o concreto é usado nas peças de mobiliário juntamente com a madeira para criar uma sensação aconchegante nos espaços internos. Pode-se ver o concreto sendo usado nos acessórios de iluminação e em móveis, como a bancada de café, a mesa de centro, a cama embutida e os bancos.
Com simplicidade e funcionalidade em seu núcleo, esta humilde moradia para uma família de três gerações redefine a forma como se experimenta e desfruta a tranquilidade da natureza. É uma casa que serve como ancora e para a qual você sempre deseja voltar.